quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Atividade para Programa de Desenvolvimento Pessoal - Dízimo e Educação Financeira

 

Oi, gente! Tudo bem com vocês? 💗 Espero que sim!😁

Como sabemos, o objetivo do programa é fazer com que as crianças se desenvolvam dentro das áreas física, intelectual, social e espiritual. E para isso é importante que sejam apresentadas a assuntos que talvez não tivessem pensado ou que não considerassem tanto, até conhecer um pouquinho deles.

Por isso, as mais diversas atividades passarão por aqui! 🎉

O tema sugerido para essa semana é DÍZIMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA.

A atividade foi realizada na Ala Taquaral - Estaca Castelo Campinas, na cidade de Campinas/SP.

E foi um S-U-C-E-S-S-O!

As crianças se divertiram, tiveram várias noções práticas do uso do dinheiro, compartilharam ideias e vivências e saíram entusiasmadas! 😍

Agora, chega de falação😂 e vamos ao esboço da atividade, clique aqui, e como ela foi desenvolvida!

◈━━━━━━━━━ ▣ ━━━━━━━━━ ◈

PREPARAÇÃO E INÍCIO

Previamente, fiz uma lista com itens que os pais poderiam dar para ajudar nos gastos da atividade e enviei pelo WhatsApp junto com o convite digital. Esses itens, no dia da atividade, foram colocados à mesa (com excessão do refrigerante e já vou explicar o motivo 😅) com plaquinhas descritivas de valores. Preparei uma comanda de pedido com o nome de cada um e 10 notinhas falsas para cada criança, que entreguei a após uma pequena abertura e oração.

DESENVOLVIMENTO

Com a ajuda de uma "funcionária", fomos anotando nas comandas os pedidos individuais e pedi para que sentassem, que faríamos a entrega dos produtos.

Depois que alguns deles já tinham feito a compra e pagamento, coloquei o refrigerante à venda. Quem não tinha mais dinheiro, ficou frustrado por não ter para comprá-lo. Mas, como dona da "loja", mantive que não fazíamos trocas e não vendíamos fiado. 😂

Por fim, depois que todos tinham feito suas compras, uma irmã (combinei previamente com ela) chegou na sala e disse que também queria comprar na loja da Primária, mas que ela não havia recebido dinheirinho pra isso. Falei a ela que em nossa loja não fazíamos caridade e que ela não poderia comer as coisas gostosas que tínhamos se não pagasse.

Uma menina, que havia guardado algumas notinhas, se ofereceu para comprar e outro menino deu um dos itens de sua comanda para a irmã.

Até esse momento, nenhum deles havia recebido qualquer item da loja, todos os pedidos ainda anotados nas comandas.

ENSINO DE PRINCÍPIOS

No esboço da atividade, tem um pequeno estudo que fiz dentro dos temas abordados com as crianças. Não fiz leitura de nenhum deles, somente fui pincelando o conhecimento e explicando com minhas próprias palavras.

A primeira pergunta que fiz a eles foi: 

- Quem se lembrou de separar a décima parte do Senhor do dinheiro que foi recebido?

Por mais que a gente pense que determinados temas já foram super-hiper-mega falados, quando as crianças se deparam com a prática, por terem pouca experiência com isso, têm dificuldades na hora de agir. E isso ficou muito claro para mim durante essa experiência. Se fizesse qualquer pergunta no assunto elas saberiam responder na ponta da língua mas, na prática, até pra nós, adultos, é outra história.

Enfim, nenhum deles havia separado a parte do Senhor; somente uma criança disse que havia lembrado, mas não separado.  

Nisso, já iniciei a explicação dos preceitos, aproveitei para falar de como desde a Antiguidade o Senhor já havia instituído a lei do Dízimo e das bençãos prometidas para quem cumprí-la. Após esse ponto, passamos pela história do dinheiro e os demais tópicos apresentados no plano da atividade.

Não esqueci de trazer os acontecidos da brincadeira da lojinha para a breve "aulinha". Lembrei da frustração daqueles que não estavam preparados para comprar o refrigerante, pois tinham gastado tudo; daqueles que haviam guardado e tinham condições de ajudar aqueles que não tinham, como a irmã que me auxiliou; finalizei com as instruções sobre autossuficiência.

FINALIZAÇÃO

Como as atividades não devem ser muito longas, não fiquei mais do que 15min explicando e conversando com eles sobre os assuntos, dúvidas, etc. Percebi que mais do que isso a atenção deles foi se perdendo. hehehe

Dei uma sugestão de meta que poderiam fazer com os pais: durante um período de tempo algumas de suas tarefas de casa valeriam um dinheiro e elas poderiam traçar um objetivo com o valor arrecadado e que utilizassem o Guia de Planejamento.

Encerramos com uma oração e liberei a mesa para comerem o que desejassem. Logo após, combinei de jogarmos 20 -30min no máximo de Monopoly.

SUGESTÃO PARA A FAMÍLIA

Entreguei para as crianças um cartãozinho com para a família, uma pequena tabela de controle de gastos e notinhas falsas para brincarem de lojinha! 

◈━━━━━━━━━ ▣ ━━━━━━━━━ ◈

Espero que tenham gostado da dinâmica da atividade e que ela possa servir de inspiração para sua família ou sua unidade. 

Recadinho! Se fizerem a atividade em sua unidade e tiverem o desejo de compartilhar comigo como foi, ficarei muito feliz! Só mandar no meu email: clarissatd@hotmail.com! 

Seguem fotos!

Até a próxima! 😘

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade para Programa de Desenvolvimento Pessoal - Amigo Secreto de Halloween

  Oi, gente! Tudo bem com vocês? 💓 Espero que sim! 😁 Vamos a mais uma ideia a se fazer com nossos valorosíssimos (ou jovens hehe)?  Como t...